Olá pessoal, neste post vou ensinar como desenvolver um projeto arduino com display LCD 16x2 do tipo JHD 162A. Um display LCD eleva o seu projeto a outro nível, pois possibilita uma saída mais amigável e a possibilidade de interação por parte dos usuários. Usar displays LCDs em projetos arduino ao contrário do que parece é bem fácil, pois todas as funcionalidades já estão codificadas na biblioteca LiquidCrystal.hque será incluída, é terá suas funções chamadas a partir do nosso programa desenvolvido para este projeto. Outro ponto importante é o uso de dois potenciômetros que servem para controlar o brilho e o contraste da tela LCD permitindo que você defina um nível adequado de visibilidade para o display LCD, como poder ser visto no vídeo ao final deste post, que mostra este projeto concluído e em funcionamento.
Para desenvolver o projeto arduino com display lcd você vai precisar de:
- um arduino, poder ser qualquer versão (Uno, Leonardo, Mega...);
- uma protoboard;
- um display LCD do tipo JHD 162A de 16 colunas e 2 linhas;
- dois potenciometros de 10 K ohms;
- fios jumper.

Segue abaixo o esquema de montagem do projeto, que servirá como referencia de ligação entre os componentes ao longo do post.

Segue abaixo o datasheet, detalhando a funcionalidade de cada pino, do display LCD JHD 162A que foi usado neste projeto.

A imagem abaixo mostra o verso do display LCD JHD 162A. No canto inferior direito vemos o código deste display.

Vamos iniciar a montagem do nosso projeto conectando o display LCD na protoboard. Neste caso o pino 1 do display LCD foi conectado a coluna 0 da protoboard.

Agora conecte o 5V e o GND do arduino na protoboard. Conecte os dois potenciômetros e também os ligue ao 5V e GND. Neste caso o fio vermelho é o 5V e o preto e o GND.

Agora chegou a hora de ligar o display LCD ao arduino. A ligação será feita da seguinte forma.
- pino 1 do LCD ligado ao GND do arduino;
- pino 2 do LCD ligado ao 5V do arduino;
- pino 3 do LCD ligado ao pino central do primeiro potênciômetro (controle de contraste);
- pino 4 do LCD ligado ao pino digital 9 do arduino;
- pino 5 do LCD ligado ao GND do arduino;
- pino 6 do LCD ligado ao pino digital 8 do arduino;
- pino 11 do LCD ligado ao pino digital 5 do arduino;
- pino 12 do LCD ligado ao pino digital 4 do arduino;
- pino 13 do LCD ligado ao pino digital 3 do arduino;
- pino 14 do LCD ligado ao pino digital 2 do arduino;
- pino 15 do LCD ligado ao pino central do segundo potênciômetro (controle do brilho);
- pino 16 do LCD ligado ao GND do arduino.
Lembrando que você poderá verificar o esquema de montagem do projeto no início deste post, que mostra com detalhes como as ligações entre os componentes foram feitas.

Agora chegou a hora de programar o arduino. Segue abaixo o código fonte comentado deste projeto, lembrando que as mensagens exibidas no display LCD, através do comando lcd.print poderão ser alteradas.
Código fonte do projeto.
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#include "LiquidCrystal.h"
LiquidCrystal lcd( 9 , 8 , 5 , 4 , 3 , 2 );
void setup() {
lcd.begin( 16 , 2 );
}
void loop() {
lcd.clear();
lcd.print( "Oi!!! " );
delay( 2000 );
lcd.setCursor( 0 , 1 );
lcd.print( "Tudo Bem???" );
delay( 2000 );
lcd.clear();
lcd.print( "Quer aprender" );
lcd.setCursor( 0 , 1 );
lcd.print( "este projeto?" );
delay( 4000 );
lcd.clear();
lcd.print( "www.ComoFazerAsCoisas.com.br" );
delay( 1000 );
for ( int i = 0 ; i < 12 ; i++) {
lcd.scrollDisplayLeft();
delay( 600 );
}
delay( 1000 );
}
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Após transferir o código fonte para a IDE do arduino compile-o e depois faça o upload do mesmo. Ajuste os potenciômetros para que as mensagens fiquem visíveis e pronto, seu projeto foi concluído.
